Skip to main content

Ser Provedor dos Animais por um dia

Crianças que frequentam escolas de Lisboa e que, durante o ano, mostraram preocupação com os animais da cidade junto da Provedoria dos Animais de Lisboa, foram recebidas nos Paços do Concelho no Dia Mundial da Criança.

Ser ‘Provedor dos Animais por um dia’ foi o desafio lançado pela CML no Dia Mundial da Criança. As crianças foram recebidas pela autarquia para apresentarem as suas ideias, sugestões e preocupações sobre a melhoria da qualidade de vida dos animais na cidade de Lisboa. Desde aumentar a fiscalização aos animais adotados, aumentar a pena de crimes e maus tratos aos animais, substituir as bandarilhas das touradas por velcros, promover os parques caninos, haver uma disciplina nas escolas sobre respeitar animais e facilitar a adoção com idas ao veterinário gratuitas nos primeiros tempos, a lista foi extensa.

Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, registou todos os nomes e opiniões e, no final, em conjunto com a Vereadora Celeste Correia e a Provedora dos Animais, Maris Quaresma dos Reis, apresentou as suas soluções às crianças. O presidente falou em novas campanhas de adoção, de abandono e de esterilização, confirmou que a CML já demonstrou a sua opinião sobre as bandarilhas em touradas junto do Campo Pequeno apesar de não poder intervir, falou no envio de uma carta às escolas para cada escola adotar um animal, sugeriu que todos tomassem nota do email provedoria.animais@cm-lisboa.pt para denunciarem sempre situações importantes, e revelou que vão ser construídos mais parques caninos. O aumento da Casa dos Animais de Lisboa, o canil municipal da cidade, incluindo uma zona de recreio para os amigos de quatro patas, também vai ser muito importante para receber mais animais da cidade.

“Esta câmara é vossa, apareçam!” foi a despedida de Fernando Medina em nome da autarquia, desejando um Feliz Dia da Criança.