Provedor dos Animais participa na Conferência “Animais e Pessoas”
Pedro Emanuel Paiva abordou o tema “Laços entre animais e pessoas. Fundamentos: benefícios e maus-tratos” e chamou a atenção para a relação que se estabelece entre o ser humano e o animal, que pode em alguns casos transcender uma relação humana.
O provedor mencionou, durante a sua apresentação, que alguns autores defendem que os animais podem ajudar a satisfazer necessidades sociais básicas do ser humano, e ajudar na regulação de emoções. Assim como cuidar de um animal pode ajudar a cumprir objetivos de vida importantes para a identidade do ser humano, e a inclusão de animais nas atividades de lazer e brincadeiras, ajuda no desenvolvimento cognitivo humano, no aumento da auto-estima e diminuição de estados depressivos.
Na apresentação dos benefícios dos laços entre animais e pessoas Pedro Paiva deu como exemplo a utilização dos cães, numa experiência pioneira em Portugal, em que a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Mafra, em colaboração com o Tribunal de Família e Menores daquele concelho, recorreram a terapia com cães na intervenção que tiveram junto dos menores.