Skip to main content

Patrulha Gato

As colónias de gatos realocadas ou os felinos individualmente realocados poderão "patrulhar" as áreas onde a queixas da existência de ratos são mais intensas.

A Provedora Municipal dos Animais de Lisboa recomendou, em dezembro de 2018, a criação de um Programa de realocação de colónias de gatos em risco ou de felinos capturados que apresentem uma condição de saúde que justifique o seu encaminhamento para um ambiente mais controlado, melhorando a sua condição de vida e preservando a saúde dos restantes animais da colónia. A recomendação foi aprovada e está em vigor desde 17 de fevereiro de 2019.

O programa foi implementado no âmbito do Protocolo entre o Munícipio e a Associação Animais de Rua que data de 2013 e onde se estabeleceu a colaboração destas duas entidades na implementação do programa CED na cidade de Lisboa.

Os estudos demonstram que os gatos não assumem o papel de predador, como seria de esperar, mas que a sua presença previne o aparecimento de ratos e outros roedores à superfície.

 

Notícias relacionadas:

https://www.publico.pt/2019/02/22/p3/noticia/patrulha-gato-entra-acao-mes-lisboa-1863085

https://www.timeout.pt/lisboa/pt/noticias/onde-ha-patrulha-gato-nao-ha-rato-060619

https://tv.guardian.ng/entertainment/entertainment-news/portugal-cats-on-rat-patrol/