Skip to main content

Palestra “Animais e pessoas, a vida e a morte”

A Provedoria Municipal dos Animais de Lisboa promoveu, a 25 de janeiro, no Centro de Informação Urbana de Lisboa, a palestra “Animais e Pessoas, a vida e a morte”, onde foi abordada a relação entre as pessoas e os seus animais de estimação e a dor de perder um companheiro não humano.

“A proteção e o bem-estar animal constituem uma prioridade para o Município. Lisboa responsabiliza-se pelos seus animais e colabora com as suas famílias humanas, com as associações, e com as redes de voluntários, pois muitos animais são fiéis companheiros de muitos lisboetas”, afirmou o vereador Ângelo Pereira, responsável pela Proteção Animal.

O ator Heitor Lourenço falou da sua relação com o Jonas, seu fiel amigo de quatro patas, e da dor que ainda sente depois a sua morte. O ator abordou a relação especial que se estabelece entre os seres humanos e os animais, assim como a dificuldade sentida por muitos tutores em partilhar a dor que sentem quando os seus animais morrem.

“Ando há um ano e meio a habituar-me à ausência do meu cão, que esteve presente quase 11 anos na minha vida”, disse.

O Provedor Municipal dos Animais de Lisboa, Pedro Paiva, abordou a importância da relação terapêutica entre animais de companhia e pessoas:

"Os seres humanos têm uma necessidade de cuidar de alguém, de preencher este desejo intrínseco e isso está patente na relação entre os humanos e os animais de companhia. Cria-se uma ligação emocional com o animal de companhia, que atenua, nalguns casos, a questão da solidão e transmite segurança, por exemplo em relação aos idosos".

"Cuidar de um animal de companhia ajuda a equilibrar a nossa vida pessoal com a vida profissional" sublinhou o Provedor.

Participaram na iniciativa: Sofia Gabriel, psicóloga, Sara Calisto dos Reis, médica veterinária de animais de companhia, Mauro Paulino, psicólogo clínico, e Sofia Baptista, médica veterinária da Casa dos Animais de Lisboa.