Skip to main content

COMUNICADO: Recomendações para a proteção dos animais do arrefecimento acentuado

Na sequência do acentuado arrefecimento que se faz sentir e que se prolongará pelos próximos dias, alertamos para a necessidade de proteger os animais que vivem no exterior, em caso de desconforto e de perigo de hipotermia.

Especial atenção deverá ser dada a animais com pêlo raso e/ou pouco denso, animais idosos ou muito jovens e ainda animais com doenças que pioram com o tempo frio, como doenças reumáticas.

Aconselha-se a que os animais que habitualmente permanecem no exterior sejam recolhidos, pelo menos, durante o período noturno e que sejam protegidos com agasalhos apropriados.

No que diz respeito a passeios, em particular de cães, recomenda-se que tenham menor duração, substituindo-se os passeios longos por mais passeios mas de menor duração, evitando-se as horas de maior arrefecimento. Aproveite para os exercitar nesses passeios curtos uma vez que o movimento evita o arrefecimento corporal.

Tenha especial atenção às patas dos animais que podem gretar ou ferir-se devido às condições adversas. Proteja-as com protetores próprios, se necessário, e hidrate-as frequentemente.

Em caso de suspeita de hipotermia (se o seu animal apresentar prostração, postura desconfortável, abaixamento de temperatura corporal ou outro comportamento que não seja habitual) recolha-o imediatamente do exterior, agasalhe-o bem, ofereça água morna e procure ajuda médico-veterinária.

Tenha também especial atenção quando ligar o seu automóvel. Muitos gatos de colónia procuram abrigar-se nos motores dos veículos.

Não se esqueça de que os animais são seres sensíveis e sofrem com condições climáticas adversas tal como nós!

Tenha compaixão. Cuidar e proteger os seus animais não é apenas um imperativo ético, é uma obrigação legal. Se testemunhar um animal em risco ou sofrimento, mesmo com detentor conhecido, alerte o seu detentor para a necessidade de intervir e em caso de inação, denuncie às autoridades.

Ajude os seus animais (e se puder também os animais que não têm ninguém que os proteja) a começar bem 2021.

Marisa Quaresma dos Reis
Provedora Municipal dos Animais de Lisboa