Skip to main content

A Provedora

Marisa Quaresma dos Reis é Licenciada em Direito pela Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Direito e Doutoranda em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e exerce atualmente o cargo de Provedora Municipal dos Animais de Lisboa.

É ainda docente Universitária de Direito no ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa e Investigadora Associada do Centro de Investigação de Direito Público do Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde desenvolve um projeto sobre os direitos das gerações futuras que mereceu um Louvor do anterior Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon.

Faz parte da Comissão Coordenadora Executiva da Pós-Graduação em Direito dos Animais do Centro de Investigação de Direito Privado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tendo já sido docente nas edições anteriores e em cursos de verão dentro da mesma temática.

Foi também Procuradora-Adjunta em regime de substituição entre 2003 e 2007 e Research Fellow na think thank alemã "Fundação para os Direitos das Gerações Futuras", onde liderou um projeto que foi agraciado pela Comissão Europeia com o prémio "Outstanding Project". Hoje ainda integra o Editorial Board da Revista Científica “Revista de Justiça Intergeracional”.

É autora do artigo “Direito Animal – Origens e desenvolvimentos sob uma perspectiva comparatista publicado em e-book pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa , do artigo “O papel da ciência na ascensão do Direito Animal e no reconhecimento de direitos aos animais - uma perspetiva comparatista” que integra a obra Direito (do) Animal, ​da Almedina e “A cadeia alimentar e a causa vegetariana” publicado na Antologia "Animais", da coleção "Ética Aplicada", publicada pelas Edições 70/Almedina e de "O papel dos Tribunais na densificação da nova dimensão jurídica dos Animais", publicado em e-book pelo Centro de Estudos Judiciários.

Desde muito cedo se sentiu vocacionada para ajudar os mais desfavorecidos, incluindo, os animais. Foi voluntária do Projeto Ajuda Alimentar Animal em 2010 e ainda hoje continua a ajudar instituições e particulares que se dedicam a melhorar as condições de vida e bem-estar dos animais.

Curriculum Vitae