Skip to main content

Nova Provedora dos Animais de Lisboa apresenta prioridades do mandato

Marisa Quaresma dos Reis é a nova Provedora dos Animais de Lisboa.

Na cerimónia que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, Marisa Quaresma dos Reis, hoje, apresentou as linhas gerais de um mandato assente no lema “Por uma cidade de mãos dadas com os animais!”.

O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, destacou a importância do papel da Provedora dos Animais garantindo que Marisa Quaresma dos Reis "é a pessoa certa no lugar certo!" e a defesa dos direitos dos animais uma das prioridades do Executivo.

Para Fernando Medina “Lisboa é hoje um exemplo de referências, e práticas, nesta matéria e, por isso,  o cargo de Provedora dos Animais passou a ser visto como um serviço necessário ao bem estar dos animais. Temos pois a consciência que a Provedora deve ser a voz de alerta na Câmara e na Cidade.”

O Presidente da Câmara de Lisboa aproveitou para anunciar ainda três medidas que serão tomadas nesta área e que passam pela expansão da Casa dos Animais, por dotar de novas instalações a União Zoófila e inserir no regulamento dos apoios municipais as instituições que se dedicam ao apoio e defesa dos animais, porque, diz Medina, "é chegada a hora de apoiar os projetos dessas instituições de forma continuada e financeira dando um sinal claro de um novo tempo no que à causa dos animais diz respeito".

A missão da Provedoria dos Animais de Lisboa passa por garantir a defesa, o bem-estar e a proteção dos animais, bem como promover, zelar e monitorizar a prossecução dos seus direitos e interesses.

Ciente das responsabilidades, Marisa Quaresma dos Reis afirma que Lisboa “tem de ser exemplar na defesa do bem estar dos direitos dos animais.” Nesse sentido, defende uma ação que permita “promover e aproximar de todos os atores da causa dos animais, assim como uma aposta na educação e sensibilização social, não ter medo de inovar procurando soluções criativas e, por fim, apostar na intervenção precoce.”

No final da sua intervenção a nova provedora garante que haverá novidades neste mandato e a primeira será apresentada " no início de 2018": o Regulamento do Bem-Estar Animal.

O cargo de Provedora dos Animais foi criado em 2013 e as novas regras aprovadas pela autarquia em junho de 2017 determinam que seja exercido a tempo inteiro num mandato de quatro anos, sem renovação e que o nome escolhido pela autarquia tenha aval da Assembleia Municipal.